terça-feira, 27 de março de 2018

 

AS RENDAS DE BILROS ENTRE UMA GUERRA DE ALECRIM E MANJERONA


As rendas de bilros são o artesanato mais conhecido do concelho de Peniche. A sua manufactura poderá e é executada em qualquer localidade concelhia usando a terminologia de “Rendas de Bilros de Peniche”. Assim sendo, o Festival da Renda de Bilros de Peniche, sempre albergou rendilheiras de todo o concelho em representação de Peniche.

Recentemente alguém “agalegou” o festival e, convencido que com isso ganhava mais importância internacional, desatou a chamar-lhe “Mostra de Rendas de Peniche”. Sempre houve quem goste de andar a reboque de qualquer coisa.

Todo este intermédio vem a propósito da guerra do “Alecrim e Manjerona” que parece estar a instituir-se na nossa terra em virtude do aparecimento de “Una más mostrazita de encaixes en una poboacion de nuestro concelho”, perdoem-me o espanhol de trazer por casa.

Senhor Presidente da Câmara de Peniche o Festival da Renda de Bilros de Peniche é uma marca pertença do concelho, criada na base histórica da organização anual de um festival de divulgação deste nosso artesanato. Espero, por isso, que o Festival da Renda de Bilros de Peniche tenha a continuidade e dignidade possível, à parte de qualquer atitude de oposição com mau perder.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]