domingo, 9 de outubro de 2022

 

PENICHE HÁ 114 ANOS.(Outros tempos)



Já passaram 114 anos desde a data em que um grupo de verdadeiros amigos da nossa terra procuraram influenciar a Obra da Infância, ONG que o jornal o século então detinha, para que na nossa fortaleza fosse instalado um "Sanatório Marítimo" destinado a crianças de todo o país.
Naquela época existiam penicheiros, e não só, que tiveram a preocupação de trazer para Peniche e para a sua fortaleza uma obra de grande interesse social e nacional.
Se compararmos com a vergonhosa actuação que, no presente, alguns penicheiros, e não só, tiveram para com a nossa fortaleza e a nossa cidade, dá para sentir a revolta que nos vai na alma.
Porque a legendagem das imagens publicadas não são legíveis, aqui fica o seu conteúdo:
Grupo da iniciativa.
"Os srs. coronel Bret, vice presidente da câmara municipal, dr. Frazão, dr. Seia, Alves do Rio, Reis Rancho, António Chaves".
Texto descritivo e resultado.
"A obra de protecção á infância que o Século iniciou, e que cada dia se vae alargando em correlação com as sympathias que também crescentemente se conjunctam á sua volta, deu mais um novo passo.
No domingo 6 de setembro um grupo dos ilustres médicos que tem cooperado n'essa obra benemérita e de engenheiros e architectos verificou, acompanhado por alguns dos redactores so Século, uma visita a Peniche, para examinar o seu velho forte e verificar se poderá ser apropriado para sanatório merítimo.
A excursão realizou-se em automóveis, e póde dizer-se que foi um verdadeiro cortejo automobilista que atravessou as pontes da vila, onde o povo, que se aglomerava á sua passagem, nas ruas embendeiradas, victoriou enthusiasticamente a acclamou os visitantes.
A fortaleza está nas condições de ser adequada ao fim indicado, podendo n'ela estabalacer-se um amplo sanatório suficiente para albergar algumas centenas de crianças. Oxalá, por isso, que o plano se realise, e que a propaganda do grande jornal popular alcance mais esse admiravel resultado."

Nota - Devo esta notícia ao meu companheiro em Rotary, José Manuel Patrício que, para além do carinho que tem dedicado à sua Alcobaça, o extravasa para as terras de alguns amigos.




 

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]