quinta-feira, 18 de maio de 2023

 

O que são as Reservas da Biosfera

 

São territórios que se caracterizam pela procura do equilíbrio entre a atividade humana e a biosfera, onde o primado da sustentabilidade se alia à conservação da natureza e à biodiversidade, sendo por isso espaços de excelência para a investigação, o estudo, o desenvolvimento científico, a monitorização, o turismo e a educação.

São “locais de aprendizagem para o desenvolvimento sustentável", estabelecem-se em zonas ecologicamente representativas e de valor único, em que a integração das atividades humanas é essencial. Por isso, constituem territórios onde se testam abordagens interdisciplinares de compreensão e gestão de mudanças e interações entre sistemas sociais e ecológicos, incluindo a prevenção de conflitos e a gestão da biodiversidade.

O Programa MAB – Homem e Biosfera foi criado pela UNESCO em 1971, e hoje integra uma rede mundial constituída por 714 Sítios em 129 Países, abrangendo uma superfície de 6.812.000 km2. Em 2021, há cerca de 260 milhões de pessoas a viver em Reservas da Biosfera em todo o mundo.

As Reservas da Biosfera são nomeadas pelos governos nacionais e permanecem sob a jurisdição soberana dos Estados onde estão localizadas. São designadas ao abrigo do Programa intergovernamental MAB pelo Diretor-Geral da UNESCO, na sequência das decisões do Conselho de Coordenação Internacional do MAB (MAB ICC).

NOTA PESSOAL - Podía-nos ter calhado uma assim.






Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]