quinta-feira, 8 de outubro de 2009

 

QUAL SERÁ A VERDADE ACERCA DO NOSSO HOSPITAL


Qualquer pessoa que tente perceber o que se passa acerca da situação futura do nosso hospital, lendo declarações públicas de políticos diversos, está condenado a entrar num labirinto de muito difícil saída.
Urge por isso que nos falem claro porque se trata da garantia de preservarmos o nosso melhor bem, a saúde.
Vamos, por isso, tentar tirar as nossas próprias ilações, até que haja alguém que, com clareza, nos convença e sendo assim:

A REALIDADE ONDE NOS INTEGRARAM –
A Comunidade Urbana do Oeste – Oeste Norte é constituída por 7 concelhos : Alcobaça ( 56 823 hab.) ; Caldas da Rainha ( 48 563 hab.); Nazaré ( 14 324 hab.) ; Bombarral ( 13 309 hab.); Cadaval ( 13 309 hab.) ; Óbidos ( 10 809 hab.); Peniche ( 27 312 hab.) e ainda parte do concelho de Rio Maior o que perfaz cerca de 200 000 habitantes ( INE – Censos de 2001 ) e mais de 250 000 habitantes, se consideramos a população flutuante.Para servir estes concelhos existem 3 Hospitais : Caldas da Rainha (1971) nível II- 127 camas ; Alcobaça ( 1890 ) nível I - 63 camas ; Peniche ( 1986 ) nível I – 50 camas. Em 2003 o orçamento global destes 3 hospitais foi de cerca de 50 milhões de euros, operaram com cerca de 1000 profissionais e os indicadores de rendimento principais no ano de 2003, verificaram aproximadamente os seguintes valores :12 000 doentes saídos,63 000 dias de internamento,72 000 consultas externas,6600 intervenções cirúrgicas e 185 000 atendimentos nas urgências

Em 15 de Maio de 2009 – (Caldas da Rainha)

O secretário de estado da saúde, Francisco Ventura Ramos, confirmava a intenção governamental da construção de uma nova unidade hospitalar e, referindo-se à utilização das unidades existentes, afirmava “Dando o exemplo de Peniche, será ali instalada uma unidade de cuidados continuados. O projecto está em vias de ser adjudicado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e prevê a conversão do piso um e de parte do piso dois em cuidados continuados de convalescença, paliativos e de reabilitação”.
Entretanto o presidente do conselho de administração do CHON, Manuel Nobre, destacou ainda a necessidade de uma nova estrutura hospitalar, pois as infra-estruturas actuais existentes nos três hospitais são “desadequadas e respondem com muita dificuldade à procura em cuidados de saúde”,
Referindo-se ao protocolo estabelecido com a Administração Regional de Saúde, o presidente da Câmara das Caldas, Fernando Costa, garantiu que serão sempre um parceiro e não um obstáculo, na tomada de decisões.
O edil defendeu também a criação de um novo hospital, mas sem prejuízo das valências já existentes. Disse ainda que se “houver justiça e critérios a distância mais equilibrada entre Peniche e Alcobaça é as Caldas da Rainha”.

Em 22 de Julho de 2009 (Foi publicado)

As motivações de ter a ampliação do actual Hospital Distrital das Caldas são cada vez mais evidentes por parte dos políticos que preferem "ter um pássaro na mão do que dois a fugir", apesar de estar assinado um acordo para a construção de uma unidade nova. Em causa está o facto de o Hospital Oeste Norte (HON) custar cerca de 100 milhões de euros, mas a segunda fase de ampliação estar orçada em cerca de 60 milhões o que deixa 40 milhões para a construção do Hospital Oeste Sul em Torres Vedras, também acordada com o Governo nas compensações da Ota.Estas contas não parecem estar a ser feitas a longo prazo pelos políticos de Caldas, que já afirmaram ao Governo no dia 15 de Maio, que preferem ter a ampliação do actual hospital que uma nova unidade, se esta não for construída nas Caldas.
Fernando Costa foi o rosto dessa afirmação e posição que agora parece estar a ganhar cada vez mais adeptos, nomeadamente dentro da Oeste CIM que negoceia as contrapartidas da Ota com o Governo. "Estamos a aguardar uma resposta que nos prometeram para breve. Estamos a aguardar. A ampliação é uma das hipóteses que está em cima da mesa", disse Carlos Lourenço, presidente da Oeste CIM.
O presidente do conselho de administração do CHON, Manuel Nobre que em tempos foi a favor da ampliação, mas agora confessa que esse tempo de obra "já foi ultrapassado" e que o melhor "é uma unidade nova com mais valências, mais meios, que sirva a população do Oeste Norte durante muito mais tempo", uma vez que uma ampliação será uma solução para "o curto prazo e trará o problema actual de rotura dos serviços daqui a dez anos."

Perante os factos eu digo, a verdade é que nos parece que fomos ingénuos ao acreditarmos que a resolução era definitiva e entretanto o nosso hospital perece estar em rampa inclinada para o seu desaparecimento, pelo menos com as valências que tínhamos, e sem a garantia de cumprirem o prometido.

A honestidade política de cumprir o que se promete continua muito por baixo.

Etiquetas:


Comentários:
Amigo e Sr.
Finalmente um blog de Peniche vem a' baila com um problema que quanto a mim na minha pequenez considero ser de maior importancia para Peniche :
O nosso Hospital. Ate' aqui foi o blog " Peniche minha terra " que lancou um repto que foi o mais honesto da maneira que pede explicacoes a quem aceitou estas condicoes para infortunio da populacao de Peniche e de quem nos visita .
Eu pessoalmente classifico a mentira e o abuso do poder do Seculo , perante as populacoes do Oeste Centro de Portugal .
Todos os partidos que exerceram poder ou que estao em "Poder " ate' hoje foram concubinatos com a situacao indigna por aceitarem em principio a demolicao do nosso Hospital sem que o novo CHON fosse uma realidade palpavel e em completo funcionamento.
Desmantelar o nosso Hospital e levarem para as Caldas da Rainhas desde maquinarias de alta tecnologia que faziam funcionar uns servicos que sempre foram despresados pelas forcas politicas de Peniche pois se doentes estavam iam procurar os servicos de uma elite social que devido a'populaca que os elegeu se tornaram eles proprios credores desses servicos clinicos de luxo.
Nao menos admirado fiquei com a presteza de medicos que faziam servico no Hospital de Peniche assim que foram convidados a fazer parte dos servicos administrativos do CHON !! foram de armas e bagagens servir aquele Senhor .
O meu Deus Jesus Cristo existiu mas o CHON que estava , ou esta' somente no papel pois agora ja parece que ha ideias luminosas que ja podem escusar os servicos do CHON com novas ampliacoes de outro Hospital que eu ha muitos anos ja alvitrei para Caldas da rainha por escritos que alguns foram publicados e noutros sitos simplesmente foram ignorados mas por ironia do destino foram agora repiscados agora e sao nova bandeira posta a flutar para beneficios dos Grandes e prejuizo das populacoes que dizem defenderem
Enfermeiros que foram retirados do Hospital de Peniche que estavam
a mais ao servico ? e foram enviados para as Caldas da Rainha .
Enfim para mim tudo isto foi e e' uma falta de honestidade tremenda de muita gente que se teem calado com a derrocada final do nosso Hospital . Estou a escrever antes de saber os resultados eleitorais e o meu tempo agora tambem e' pouco , por isso vou terminar pedindo que continue nesta luta que todos nos lhe agradecemos
Com os melhores cumprimentos sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche vancouver Canada
Salvem o nosso Hospital , Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos.
P. S.Vou distribuir este meu comentario ainda hoje por outros blogos e Foruns que tenho acesso Antes das eleicoes
 
Carta Aberta a'
Presidencia da Assembleia Municipal de Peniche
Com a Falta de Democracia por todos evidenciada nas sessoes da Camara Municipal de Peniche em que se corta a palavra a quem esta a "estorvar " os trabalhos da dita Assembleia quando fazem perguntas que ninguem responde ou os assuntos apresentados sao praticamente excluidos da agenda ,quando o que se passa e diz-se na Assembleia nao e descrito nas actas fielmente e essas actas sao publicadas depois de muitos meses sem dar aos municipes ocasiao de fazerem as suas reclamacoes . Agora todas as reunioes podem ser gravas ficando estas com uma qualidade em que se pode provar o que de facto se passou dentro da sala da Presidencia.
Outras em se que se fazem acusacoes graves contra a maneira como os servicos tecnicos sao confrontados pela ma' pratica de inspeccoes que nao sao feitas como a lei demanda e os municipes se sentem lesados com a atitude da Camara e Presidencia.
Por estes motivos penso que para dar mais credibilidade , a essa Assembleia que sera' preciso fazer qualquer coisa para que esta situacao volte a' normalidade e por isso peco que os outros Partidos que estao em maioria na Assembleia Municipal requeiram a substituacao , ou irem a votacao para o preenchimento dessa Presidencia que esta' neste momento vaga
Para que a Verdade e a Justica seja apanagio das Liberdades e Garantias que nos foram dadas pela Revolucao dos Cravos aqui fica este meu alerta .
Com Saudacoes Democratas assina o Manuel Joaquim Leonardo
Salvem o Hospital , Salvem Peniche, Reparem a ETAR e Sereis Salvos
Segunda-feira, Outubro 12, 2009
 

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]