quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

 

CASTELO DE ATOUGUIA DA BALEIA


As ruínas do "Castelo de Atouguia da Baleia" localizam-se na freguesia e vila de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, distrito de Leiria, em Portugal.

Na foz do rio São Domingos, a antiga povoação de "Tauria" (devido às manadas de touros selvagens na região), depois "Touguia", foi um dos mais importantes portos do litoral português na Idade Média. Devido ao assoreamento da costa, que ligou a então ilha de Peniche ao continente, perdeu para esta última a função de porto e sede do concelho.

História

Habitada por seres humanos desde a pré-história, na Idade Antiga conheceu sucessivas ocupações, ditadas pela importância de sua primitiva enseada.

Por volta de 800 ali existiu um convento sob a invocação de São Julião, erguido sobre os restos de um antigo templo romano. De acordo com uma lápide no exterior da capela-mor, o cônsul Decio Junio Bruto consagrou o primitivo templo, dedicado a Neptuno, deus do mar, pela vitória alcançada contra os povos que habitavam a área da vizinha "Eburóbriga".

No contexto da formação da nacionalidade, Afonso I de Portugal (1145-1185) concedeu ao cruzado francês Wilhelmo Lacorne (ou de Cornes) os domínios da “herdade de Touguia” (1158), área que confrontava com as de Óbidos e da Lourinhã, como reconhecimento pelo auxílio prestado na conquista daquela cidade em 1147. Visando incrementar o seu povoamento e desenvolvimento, o soberano outorgou-lhe foral em 1167. Datará desse momento a edificação do primitivo castelo.

Trecho 1

-continua-

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]