sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

 

A FORTALEZA DE SÃO FRANCISCO (1)


Assim é o nome de registo do imóvel que nos surripiaram.

Como os actuais políticos, surripiadores da fortaleza a que me refiro, parece continuarem interessados em ocultar a totalidade da história e do que representou para o nosso país aquele nosso imóvel, vou, na minha modesta competência e com a ajuda de quem, verdadeiramente, está informado, procurar ir até onde for possível.

Trata-se de um documento extenso, como extensa e diversificada foi a história, e, por isso, entendo ser de distribuir o seu conteúdo por vários escritos a incluir neste blogue.

Procurarei que a imagem de introdução seja sempre a mesma e, para isso, escolhi aquela que representa o seu começo, o Redondo.

PRAÇA-FORTE DE PENICHE

A “Praça-forte de Peniche” localiza-se na freguesia e concelho de Peniche, no distrito de Leiria, em Portugal.

O seu conjunto defensivo, que sucedeu em funções o antigo Castelo de Atouguia da Baleia (do qual subsistem hoje apenas vestígios), era coadjuvado pelo Forte da Praia da Consolação e pelo Forte de São João Baptista da Berlenga.

História e Antecedentes

Alguns autores admitem que a origem do topónimo “Peniche” derive de “Phoenix”, nome de uma antiga povoação na ilha de Creta, cuja configuração geográfica era semelhante à da primitiva ilha de Peniche. Até à Idade Média, essa ilha situava-se a cerca de oitocentos passos do continente, junto à foz do rio São Domingos.

A partir de meados do século XV, por ação das correntes marítimas e dos ventos, registou-se o assoreamento do canal entre a ilha de Peniche e o continente, vindo as areias a formar progressivamente um cordão de dunas que os uniu e fez desaparecer o importante porto de Atouguia, entretanto sucedido pelo de Peniche nas funções de porto pesqueiro e ponto de acesso privilegiado a localidades do centro do país como Leiria, Óbidos, Santarém, Torres Vedras e Lisboa.

Trecho 1

-continua-

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]