segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

 

A FORTALEZA DE SÃO FRANCISCO (6)



Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, de enquadramento urbano, marítimo e isolado, na cota de cerca de treze metros acima do nível do mar.

O conjunto defensivo caracteriza-se pela otimização das peculiaridades orográficas de Peniche. As diversas construções militares abaluartadas erguidas em torno desta península, tornam-na uma praça-forte inexpugnável: a sul, a Fortaleza de São Francisco, que corresponde à cidadela da vila de Peniche, implanta-se sobre escarpa rochosa, sobranceira à Ribeira Velha ou Portinho (onde atualmente se lança o molhe em betão do porto de pesca) e liga-se no outro extremo ao Alto da Vila; a oeste, o Fortim de Santo António, a Bateria do Porto da Areia, a Bateria do Carreiro do Cabo e o Fortim de Nossa Senhora da Vitória (todos desaparecidos); a norte, o Forte de Nossa Senhora da Luz (em ruína) e a Bateria do Quebrado (derruída); a leste, o Forte das Cabanas e a frente urbana abaluartada. Essas estruturas defensivas articulavam-se com o Forte de São João Baptista da Berlenga (a NO) e o Forte de Nossa Senhora da Consolação (a S) e com o Fortim do Baleal (a N, desaparecido).

Trecho final

Tudo o que foi descrito nestes seis trechos, evidenciam que a realidade FORTALEZA DE SÃO FRANCISCO é parte integrante de um todo que se chama Peniche, que ela é uma peça indispensável à actividade cultural da nossa terra como pedaço importante da nossa história, não posso e o povo da minha terra não pode descansar, enquanto não for revertida a situação que abutres sem escrúpulos e qualquer tipo de vergonha nos vieram ROUBAR.

Cada um carregará aquilo que for o seu grau de culpa e, se tiver algum pingo de vergonha, lembrar-se-á para sempre da triste figura de que foram interpretes.

Tudo o que se passou durante a preparação deste vergonhoso acto final, foi denunciado, noticiado e criticado em abundância nas páginas deste blogue, embora sem atingir o objectivo de alertar e incitar a população da minha terra a demonstrar, na rua, a sua repulsa pela usurpação da nossa fortaleza.

Este conjunto de publicações está integrado na etiqueta (Fortaleza), bastando clicar nessa indicação para que fique ao seu dispor todas as minhas intervenções acerca do triste acontecimento.


 


 

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]