quinta-feira, 5 de maio de 2022

 

ATENÇÃO À RESERVA DA BIOSFERA

 

Pois é, ao ver a imagem que encima este escrito, porventura, vai ficar tão alarmado quanto eu, ela representa a área territorial e de mar sob a égide e comando dos mandantes da actual “Reserva da Biosfera das Berlengas/Peniche”.

Aquilo que começou como uma afirmação de boas intenções das pessoas que pensaram em constituir no território municipal designado por Berlenga uma reserva da natureza, convencidos que trariam para colaborar connosco, Penicheiros, outras pessoas com conhecimentos e, pelo menos, tão boas intenções como eles, verificam que, com o correr dos tempos, o desleixo, a vaidade pessoal, o comodismo e a prepotência de quem se lhes seguiu no governo da nossa edilidade tem permitido que, cada vez mais, aquele nosso território esteja nas mãos de estranhos ao concelho e que os poucos penicheiros que lhes estão associados apenas defendem interesses pessoais e corporativos.

Quem vos está a compor este escrito, acompanhou o nascimento da ideia e, durante uns anos, foi um dos elementos designados pela edilidade para fazer parte do conselho da reserva, como representante da Associação dos Amigos da Berlenga e secundando o elemento que, por inerência, representava a edilidade.

Eram, portanto, dois os elementos que faziam parte do Conselho da Reserva e acompanhavam e defendiam, permanentemente, aquilo que entendiam ser os interesses de Peniche.

A erosão do tempo, o calculismo de alguns e o desleixo de outros, levaram a que estes elementos deixassem de existir, talvez até, infelizmente, com a conivência de alguns penicheiros.

Voltando ao começo do escrito e à imagem nele retratada, hoje, como se verifica, a  área ocupada inclui a cidade de Peniche e cinquenta vezes mais espaço do que o inicialmente considerado.

Se pensarmos que a principal actividade económica do nosso concelho é exercida em toda esta área e considerando o antecedente da actuação da Reserva Natural não dá para o verdadeiro penicheiro ficar descansado.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]