domingo, 19 de março de 2023

 

A NOSSA FORTALEZA E OS CORSÁRIOS


A praça-forte de Peniche é monumento nacional desde 1938 e começou por se chamar de Castelo da Vila, na época da sua construção, iniciada por D. Luiz de Ataíde, conde de Atouguia, que foi encarregue de fortificar o lugarejo que existia na foz do rio de Atouguia e designado por Ribeira d’Atouguia.

Estava-se por volta de 1570, sob o reinado de D. Sebastião e a fortificação foi justificada pelo facto de o porto ali existente ser uma peça importante do abastecimento da zona oeste do reino e que era vítima de incursões de corsários, de várias origens, que aqui assolavam.

Se vos conto esta pequena notícia da história do nascimento da nossa fortaleza é para salientar que, o facto de sermos vítimas de assaltos de corsários já vem de longe e, portanto, os Penicheiros, mais uma vez, vão ter necessidade de tomar as medidas adequadas para o combate a alguns modernos corsários, que, acobertados por lacaios indígenas, vão mantendo o engodo de publicar alguns trechos relacionados com a extinta museologia de Peniche.

Etiquetas:


Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não responde a comentários anónimos e apenas responde a perguntas dos comentadores.

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]