Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2012

Dieta mediterrânica é definitivamente ligada à qualidade de vida

Imagem
Science Daily (29 de maio de 2012)
Durante anos, a dieta mediterrânea tem sido associada com uma menor hipótese de doenças e aumento do bem-estar. Um novo estudo agora associou-a com a saúde física e mental também.
A dieta mediterrânea, que se caracteriza pelo consumo de frutas, legumes, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico e lentilhas, etc), peixes, azeite e nozes, tem provado ser benéfico para a saúde em termos de uma menor hipótese de doença crónica e uma menor taxa de mortalidade. Um novo estudo liderado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e da Universidade de Navarra deu o próximo passo e analisou a influência da dieta mediterrânica na qualidade de vida de uma amostra de mais de 11.000 estudantes universitários durante um período de quatro anos. "O envelhecimento progressivo da população nos países desenvolvidos torna ainda mais interessante para descobrir os fatores que podem aumentar a qualidade de vida e a saúde da população", conforme explicado por Pat…

AS ESCULTURAS DA MINHA TERRA

Imagem

O TRIATLO VOLTA À CIDADE

Imagem

QUE PENA NÃO ENXERGAREM MAIS ALÉM

Imagem
(Foto Carlos Tiago)
(Foto Carlos Tiago)
(Foto Carlos Tiago)



A areia que está a ser posta na praia de Peniche de Cima, que as primeiras fotografias mostram, são uma emergência que alguém resolveu utilizar, com a intenção, ao que parece, de conseguir uma praia com três metros de largura. Que pena que o autor da ideia não tenha enxergado que, se ligasse o pontão de pedra ao que suporta a esplanada, teríamos uma praia muito mais larga e em permanência. Será que não dá para pensar que o mar, que tem levado o médão, vai, em pouco tempo, arrastar a areia que ali estão a pôr?

Rendas de bilros. De Peniche para o mundo

Rendas de bilros. De Peniche para o mundo 17-05-2012 16:50 Rendilheiras vão executar trabalhos para serem aplicados em jóias de alta qualidade, entre elas um colar em ouro com diamantes, designado “Coração de Maria”, que custa entre 7.000 a 7.500 euros.
As rendas de bilros de Peniche vão ser aplicadas em jóias, tendo sido hoje estabelecida uma parceria nesse sentido com o objectivo de preservar a arte e encontrar novos mercados para o artesanato local em todo o mundo.

A Câmara de Peniche assinou um protocolo com a Sociedade Ricardo & Ricardos Joalheiros, de Lisboa, segundo o qual durante cinco anos as rendilheiras associadas à Escola das Rendas de Bilros de Peniche vão executar trabalhos para serem aplicados em jóias de alta qualidade.

Depois da moda, é intenção da autarquia "continuar a criar condições para promover as rendas e contribuir para que as rendilheiras tenham uma importante fonte de rendimentos, com impacto na economia local, uma vez que as vendas tradicionais de ren…

Dia Mundial da Hipertensão

Imagem
“Estilos de Vida Saudáveis, Pressão Arterial Saudável” é o lema das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão que este ano têm lugar em Peniche.
O Instituto Portuário e dos Transporte Marítimos, I.P. associa-se às comemorações, através de uma iniciativa de um grupo de funcionários habilitados com formação em socorrismo, realizando rastreios gratuitamente em Lisboa, nos Serviços Centrais, no Porto de Peniche e no Porto da Nazaré. Serão também afixados cartazes, nestes locais e distribuídos folhetos informativos sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão.
Veja a notícia completa em: http://portosdeportugal.pt/sartigo/index.php?x=8229

MEMORIAL A MONSENHOR BASTOS

Imagem
(Fotos cedidas por Carlos Tiago)
Está constituída a comissão que levará por diante a instalação de um memorial a Monsenhor Bastos. Ao que parece a ser instalado no Lar de Santa Maria. Um outro local que, também poderia ser indicado, seria a rotunda da Nª Snrª da Boa Viagem, lugar com o seu nome e onde ele costumava passar regularmente os seus momentos de meditação e oração.

Desgaste dos oceanos pode custar 1,5 biliões de euros anuais

Imagem
“Se nada for feito para mitigar as mudanças climáticas, o custo dos desgastes causados aos oceanos poderá situar-nos em dois biliões de dólares (1,5 biliões de euros) anuais até 2100, estima um estudo publicado esta quarta-feira. Coordenado pelo Instituto do Ambiente, de Estocolmo, o estudo, intitulado "Valuing the Ocean" (Estimar o Valor dos Oceanos), foi realizado por uma equipa multidisciplinar que calculou os custos até 2050 e 2100 na pesca e no turismo, resultantes de tempestades, da subida do nível das águas e na redução da função oceânica de poço de carbono. Foram considerados dois cenários, adianta a AFP, o primeiro dos quais relativo à continuação de um nível elevado de emissões de gases com efeito de estufa, que deverá conduzir a uma subida média da temperatura em quatro graus até 2100. Neste caso, o custo da degradação dos oceanos foi estimado em 1,98 biliões (milhão de milhões) de dólares por ano, o que corresponde a 0,37% do produto interno bruto mundial, com as pe…
Imagem
PROMAR é o Programa Operacional das Pescas integrado no Fundo Europeu das Pescas (FEP) para o período de 2007-2013. Este programa foi aprovado em Dezembro de 2007, pela Comissão Europeia e fixa um montante total de apoios públicos ao sector em 325 milhões de euros.


Projectos apoiados pelo Gacoeste http://www.adepe.pt/gac/projetos_apoiados.html
Atlanticsafaris                    Custo total       53.777,23   Passeios turísticos, educação ambiental                                             Apoio estado      6.012,18    FEP                   18.038,42 Centro de Recursos Do- cumental e Etnográfico do Oeste                                  Custo total        58.592,78   Passeios turísticos, educação ambiental                                             Apoio estado     10.986,15                                             FEP                    32.958,34 João Valentim Fernandes  Custo total          3.603,90   Aumento rentabilidade e nº passageiros                                              Apoio …

A ARMÉRIA EM ACTIVIDADE

Imagem
A Arméria continua com as suas acções de contacto com a natureza, sempre abertas a quem queira participar. O cartaz que publico é, também, um convite público.